César Ribeiro: O Ceará avança colhendo frutos pelo mundo
O Estado do Ceará vem executando com seriedade e muita gestão as políticas de Estado e também políticas de governo. Isso porque, no âmbito diplomático, as políticas de Estado se fazem por ambiência e muita transversalidade. Um acordo de cooperação ou livre comércio, por exemplo, pode ser tratado como política de Estado e suas aprovações fiscais são vistas à luz de políticas de governo.
Cada vez mais, o Ceará vem buscando parcerias internacionais sólidas e de valor que criem novos mercados e novas possibilidades para seguir avançando rumo ao crescimento social e econômico e também segue determinado em ser referência nacional.
Por isso, está bem inserido no cenário global, encurtando as distâncias entre o território cearense e os continentes asiático, europeu, americano, africano e a Oceania com uma série de ações como acordos de cooperação, convênios, cidades e estados irmãos, investimentos, trocas de conhecimentos e busca por inovação e novas tecnologias, evidenciando o dinamismo e transversalidade de suas relações internacionais. E com isso, o Estado cresce, sob a liderança do governador Camilo Santana, atuante no seu propósito de construir um Ceará universal, bem posicionado, firme em suas políticas fiscais, sereno no combate e gestão de crises e referência em várias áreas, como na nossa premiada educação, no combate às desigualdades sociais e na condução da grave pandemia do Covid-19 que ainda nos ronda, garantindo vacinação para os cearenses.
Trabalhando juntos, seguiremos mais longe. Com esse portifólio, em 2022, o Ceará vai com tudo para consolidar-se internacionalmente, agora também com o hidrogênio verde, destacando-se na produção de energia limpa, junto aos hubs aéreo, portuário e de dados já existentes e bastante ativos, produzindo um celeiro de oportunidades de Investimentos e geração de empregos e prosperidade.
São muitas portas abertas e o novo ano certamente será um tempo de colher frutos pelo mundo. Voe Ceará, o céu certamente não será seu limite. Sol e vento serão aliados na busca de novas oportunidades, de menos desigualdades e mais trabalho, com mais governança, compromisso com o meto ambiente e com um futuro. para nossas crianças.
Artigo de César Ribeiro
Secretário de Assuntos Internacionais do Estado do Ceará
Publicado no Jornal O Povo