Hotéis no Ceará planejam abertura a partir de julho, informa ABIH-CE
A decisão, entretanto, está vinculada aos números da pandemia no Estado, divulgados pelas autoridades locais de saúde. Mas a expectativa é que agosto seja o mês da retomada
A maior parte da rede hoteleira local e até mesmo internacional espera começar a receber hóspedes a partir de 1º de julho, apesar de alguns hotéis já estarem abertos antes dessa data. É o que afirma a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE), que congrega 58 associados.
De acordo com a vice-presidente da associação, Ivana Bezerra, o setor espera ter um incremento somente a partir de agosto, sendo que as vendas online de alguns hotéis terão início já no próximo mês, objetivando os meses de julho e agosto. Ela informa ainda que a cautela para o início da venda de pacotes deve-se ao medo de que o quadro da pandemia de covid-19 se agrave e os hotéis se vejam novamente às voltas com cancelamentos e restituição dos valores pagos. “Não adianta vender antes e as coisas piorarem”, diz.
Ivana diz ser difícil definir, com precisão, a data para a retomada das atividades em todo o Estado. “O que posso dizer é que a grande maioria dos hotéis pretende retomar entre julho e agosto, mas as administrações mudam esses prazos constantemente, à medida que os números locais da pandemia são divulgados. A retomada tem que ser com muita cautela para que se volte bem”, diz.
O Hotel Dom Pedro Laguna, em Aquiraz, pertencente ao grupo português Dom Pedro, fez uma aposta alta e retomou suas atividades, mesmo estando o Estado do Ceará sob decreto de isolamento social. A decisão partiu de sua matriz lusitana. Ivana Bezerra informa que até agora a ABIH não recebeu declaração de nenhuma outra rede hoteleira local disposta a retomar as atividades.
O secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, diz que os hotéis não estão proibidos pelo decreto de abrir. “Eles fecharam porque não há hóspedes”, afirma. Segundo Pereira, se eles seguirem os protocolos de segurança, determinados pelas autoridades municipais e estaduais de saúde, ele não vê problema na retomada das atividades hoteleiras. “É uma decisão estratégica das redes abrirem ou não. Em alguns locais do Brasil, alguns hotéis estão recebendo o pessoal da saúde. Não vejo problema. A própria ABIH disponibilizou leitos caso o Estado precisasse para isolamento”, lembra.
Fonte: O Otimista em 05.05.20