Onde encontrar documentos importantes para comprovar o vínculo sefardita? Por Cidrão e Pessoa Advogados
Muitas pessoas têm certeza da sua ascendência sefardita, mas não sabem como comprovar este vínculo. É verdade que fazer esta ligação não é tarefa fácil. Um estudo genealógico é fundamental neste processo.
Mas, para que o genealogista possa avançar com o dossiê genealógico é muito importante que você saiba onde encontrar informações importantes para dar início a este documento. Então, vamos listar a partir de agora, alguns tipos de documentos que são importantes para comprovar o vínculo sefardita e onde encontrá-los.
1.Certidões de nascimento:
As certidões de nascimento dos seus pais, avós, bisavós e trisavós são muito importantes para darmos início ao estudo. Pode parecer muito difícil conseguir estas certidões, mas repare que nas certidões de nascimento consta os nomes dos avós de registrado. Assim, na certidão dos seus pais irá encontrar não só os nomes dos seus avós, mas também dos seus bisavós. Na certidão dos seus avós terá os nomes dos seus bisavós e trisavós.
2.Certidões de casamento:
Nas certidões de casamento encontramos os nomes dos pais dos noivos. Por exemplo, na certidão de casamento dos seus avós constará os nomes dos seus bisavós.
3.Certidões de óbito:
Estas certidões também podem ajudar na hora de comprova o vínculo sefardita
4. Inventários
5. Proclamas:
Anúncio que se faz publicamente de um matrimônio, lido na igreja, convidando os fiéis para a celebração.
6. Family Search:
É possível que já conheça o site www.familysearch.org. Caso já tenha estudo falar ou não, fica a sugestão de explorar bem o site. No início pode parecer um pouco complicado, mas o Family Search é ótimo para começar a montar a sua árvore e ainda localizar alguns documentos.
7. Bibliografias:
Algumas fontes bibliográficas podem ser consultadas online. Veja algumas delas:
– Nobiliarquia Paulistana
– Nobiliarquia Pernambucana
– Catálogo Genealógico das Principais – Famílias de Frei Jaboatão
– Genealogia Paulistana
8. Pesquisas nos arquivos da Torredo Tombo, Fintas e Inquirição de Genere.
Agora é colocar as mãos na massa. Comece já a sua pesquisa!
Fonte: Cidrão e Pessoa Advogados