Parcerias público-privadas e concessões atraem novos investimentos para Fortaleza
Parcerias público privadas e concessões ganham força na captação de investimentos para Fortaleza e abre oportunidades para novos empreendimentos em diversas frentes, como energia e tecnologia
As parcerias público-privadas, as chamadas PPPs, assim como as concessões ganham força na captação de investimentos para Fortaleza na nova gestão da cidade, iniciada em janeiro de 2021. Cenário que abre uma janela de oportunidades para novos empreendimentos em diversas frentes, como energia e tecnologia.
A proposta, segundo o atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Rodrigo Nogueira, é incentivar empresas privadas a investirem em matrizes energéticas limpas e sustentáveis para o meio ambiente.
No campo das concessões, ele cita, por exemplo, os espigões ao longo da Avenida Beira-Mar. Segundo o secretário, esses espaços darão uma nova cara à cidade, fazendo com que o turismo ganhe cada vez mais escala pela atratividade gerada.
“As PPPs e concessões são vitais nesse momento de retomada da economia. Temos nesse sentido algumas PPPs prontas para serem lançadas, que já foram estruturadas na gestão anterior, do prefeito Roberto Claudio, e, em virtude da pandemia, precisaram ser adiadas, ao exemplo da PPP de eficiência e geração de energia para as 520 escolas do município e outra que atenderá mais de 180 equipamentos da secretaria de saúde e das unidades 1 e 2 do IJF. Esses programas têm a projeção de gerar uma melhor manutenção elétrica dentro desses equipamentos, além de uma economia em torno de 15% do custeio de energia”
Rodrigo Nogueira, secretário da SDE de Fortaleza
No que tange às concessões, ainda no primeiro trimestre deste ano, a pasta pretende lançar a modalidade para os espigões da Avenida Beira Mar, contemplando o espigão localizado ao final da Avenida Rui Barbosa e o da Avenida Desembargador Moreira. De acordo com o doutor em economia e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Gildemir Silva, estudioso em indústrias de rede com foco em infraestruturas, Fortaleza é bastante atrativa para os investidores em energia, turismo e ainda transportes.
“Incorporando os aspectos tecnológicos existentes e tendo em vista as formações na área que dispomos no Ceará, existe um potencial muito bom para a implementação de serviços globais em tecnologia. Não só para o desenvolvimento de aplicativos, mas também em termos de infraestrutura e de mercados regulados. Nesse aspecto, as PPPs podem ser alavancadoras de infraestruturas para prover esses serviços”
Gildemir Silva, doutor em economia e professor da UFC
O professor ressalta que Fortaleza poderia abrigar uma série de parcerias a fim de compatibilizar os interesses da administração pública municipal com o setor privado. “Poderíamos ter PPPs para conexões de internet, podendo esses empreendimentos estarem associados à rede de cabos submarinos que chegam à cidade.
Outra possibilidade seriam as PPPs para postos de abastecimento de carros elétricos e híbridos, incluindo aí o sistema de veículos compartilhados que já existe em Fortaleza. Desse modo, os pontos de abastecimento seriam mais bem distribuídos pelos bairros, com tecnologia desenvolvida por uma empresa privada”, aponta.
Leia a matéria completa clicando aqui
Fonte: TrendsCE