Tempo de recriar o turismo de Fortaleza
Com localização geográfica estratégica situada no meio do atlântico, a capital Fortaleza avança e aposta para um novo tempo de desenvolvimento econômico do Ceará a partir dos hubs – aéreo, marítimo e digital – visando oportunidades de internacionalização e de posicionamento no mundo para o turismo e outros setores econômicos, Fortaleza é cidade de povo acolhedor e cheio de humor e concentra a maior oferta de atrativos turísticos, centro de eventos, de cultura, de artesanato, museus, mercados, teatros, shoppings polos de gastronomia, polos esportivos, e vários tipos de serviços turísticos, do estado.
Mesmo assim, não tem sido suficientemente atrativa para reter os visitantes por um tempo diurno mais prolongado que lhes possibilite visitar e conhecer suas feiras e parques, passeios turísticos e espaços urbanos. É ao entardecer e à noite que Fortaleza se tona atraente em suas duas extensas orlas de praias atlânticas, Beira Mar e Praia do Futuro.
Do amanhecer ao final do dia, o movimento dos fluxos turísticos escoa e se dispersa pelas praias do litoral leste e oeste, Sim! isso mesmo. Os turistas vão e voltam em um dia das praias do Ceará para dormir em Fortaleza.
Num outro olhar, o turismo que avança no mundo pós-pandemia é responsável, criativo, promove experiências e vivências, valoriza o local e envolve a participação das pessoas e dos bens materiais e imateriais que referendam a identidade do lugar, da cidade e do destino turístico.
A pandemia do século XXI tem levado os destinos turísticos do mundo à ampla reflexão, inovadora e compatível com uma nova sociabilidade urbana inserida na tecnologia digital de forma a se reinventar para um tempo de desenvolvimento sustentável do turismo.
Para os que pretendem assumir a próxima gestão do turismo de Fortaleza fica aqui o desafio de recriar e inovar o seu produto turístico de forma a posicionar como destino de atração nacional e internacional do entretenimento cultural, lazer dos esportes da terra, dos ventos e do mar, dotando a “cidade criativa do design” com identidade e atratividade e diferenciada frente as demais capitais do Nordeste e do Brasil.
*Por Anya Ribeiro, Arquiteta, Urbanista e consultora especialista em turismo e Diretora da CBPCE
Fonte: Jornal O Povo em 01/09/2020