Você tem cuidado da sua imunidade psicológica? Por Flow Desenvolvimento
Temos vivido um cenário de muitas incertezas, gerando sobrecarga emocional, ansiedade, depressão, impactando no nosso bem-estar e qualidade de vida.
Nossa imunidade psicológica nos protege dos desafios que podem nos adoecer. Ela é ativada a partir de ações de cuidado e prevenção capazes de proteger nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos e nos preparar para enfrentar os impactos emocionais dos diversos momentos que enfrentamos na nossa vida.
Nosso corpo e mente nos ajudam a reconhecer quando estamos ultrapassando nossos limites. Fortalecer nossa imunidade psicológica é fundamental para não adoecermos e não adoecer os outros. Mas, como fazer isso?
O primeiro passo é olhar pra si mesmo, identificando quais os pensamentos, sentimentos e ações são coerentes com nosso jeito de ser. Quando nos auto observamos, percebemos nosso nível de cansaço, impaciência, irritação, medo, raiva, tristeza, bem como os sinais do nosso corpo reverberando essas emoções. E esse autoconhecimento ajuda a identificarmos e gerenciarmos melhor as nossas emoções.
Um outro passo é nos proporcionar momentos de relaxamento e prazer, rir, conectar com a natureza, apreciar o belo, resgatar memórias afetivas, ouvir música, ler um livro, dançar, meditar, exercitar a fé e até organizar o ambiente. Também vale não fazer nada e apenas parar, silenciar e respirar.
Por fim, cultivar relações nutritivas que alimentam as redes de afeto e suporte social. Saber que podemos contar com o outro faz muito bem!
Quando nossa imunidade psicológica está fortalecida, enfrentamos as adversidades com mais leveza, somos mais flexíveis e adaptáveis, criativos e resilientes. Ampliamos o nosso olhar para novas possibilidades, avaliamos e respeitamos melhor os nossos limites.
Cultivar a nossa imunidade psicológica é cuidar do que aquece o nosso coração e nos ajuda a olhar com mais otimismo e esperança para a vida.
Fonte: Flow Desenvolvimento