Entenda o significado da sigla ESG e saiba como inserir esses princípios no dia a dia da sua empresa
ESG é uma sigla em inglês que significa “environmental”, “social” e “governance”, que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. O termo surgiu em 2004, numa publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada “Who Cares Wins”, a partir de uma indagação sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais.
A aplicação dos critérios “ESG” pelas empresas brasileiras é cada vez mais recorrente, já que atuar de acordo com esses padrões, amplia a competitividade do setor empresarial, indica solidez, custos mais baixos e uma melhor reputação tanto no mercado interno, quanto no mercado exterior.
Trabalhar a inclusão produtiva de jovens e mulheres pode ser incorporada pela sua empresa como uma prática de ESG.
É importante ressaltar que os critérios ESG se relacionam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Environmental (Ambiental)
Práticas da empresa em relação a conservação do meio ambiente e sua atuação sobre temas como: aquecimento global, poluição do ar e da água, biodiversidade, desmatamento e escassez da água.
Social (social)
Relação da empresa com as pessoas que fazem parte do ecossistema, como proteção de dados e privacidade, diversidade da equipe, respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas.
Governance (Governança)
Administração da empresa em esferas como conduta corporativa, relação com entidades do governo, remuneração dos funcionários.
Fonte: Flow Desenvolvimento