Negócios de Impacto Social foi tema de evento da CBPCE
A Câmara Brasil Portugal recebeu no 11 de março, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) três empreendedoras de negócios sociais para discutir o assunto no Ceará e no mundo. As convidadas foram a sócia da Diagrama Consultoria e da Flow Desenvolvimento Integral, diretora do Ibef-Ceará e da Câmara Brasil Portugal, Adriana Bezerra; a diretora de Recursos Humanos e Impacto Social da C. Rolim Engenharia e fundadora da Somos Um, Ticiana Rolim; e a fundadora e CEO da Catarina Mina, Celina Hissa.
Tendo como tema “Negócios de Impacto Social: do Ceará para o Mundo!”, o evento foi aberto pelo presidente da Câmara Brasil Portugal, Wandocyr Romero, que destacou as mudanças no mundo e a necessidade de repensar o papel social de cada pessoa. “É preciso repensar o papel social do setor público e do setor privado e suas responsabilidades. O Estado terá compromisso cada vez maior. Esse caminho é inevitável também para as empresas. Precisamos refletir sobre isso”, sugeriu.
Mediado por Adriana Bezerra, o evento foi iniciado por Ticiana Rolim. Ela explicou que os negócios de impacto social estão posicionados entre o segundo e o terceiro setor, em um espaço denominado setor 2,5. Além disso, ela trouxe casos de sucesso de negócios de impacto social no Ceará, no Brasil e no mundo. “O capitalismo consciente traz uma nova abordagem para a condução dos negócios, que são geridos por um conjunto de valores que promovem prosperidade, bem estar social. Usamos muito o conceito o valor compartilhado, uma nova forma de obter sucesso econômico.
Ticiana também apresentou a Somos Um, negócio de impacto social idealizado por ela que busca incentivar o empreendedorismo, inicialmente, entre mulheres e jovens do bairro Bom Jardim, além da ideia de construir casas de baixo custo no bairro.
A fundadora e CEO da Catarina Mina, Celina Hissa, falou sobre a marca. Atualmente, a produção acontece hoje em 3 pólos principais: Fortaleza, a capital do Ceará, Itaitinga, a 40km da capital, e no distrito de Aracatiaçu, no município de Sobral, no norte do Estado. A Catarina Mina está no Reino Unido, Estados Unidos e França.
Em 2014, a marca resolveu revolucionar e abrir os custos de produção, chamando o consumidor para uma conversa, incluindo designers e artesãos, para que pudesse entender mais do mundo e estar mais perto da marca. A empresa ganhou o prêmio Vogue Brasil /Ecoera, em 2015, e em 2016 o Brasil Criativo, da 3M.
Fonte: SFIEC em 12.03.20